Vivemos em um tempo no qual a tecnologia não para de evoluir: afinal, em menos de trinta anos, deixamos de ser uma sociedade desconectada para nos tornarmos o extremo oposto.

Hoje, a hiperconexão se fez presente em todos os aspectos do nosso dia a dia: das atividade de lazer mais corriqueiras – jogos, chats, redes sociais – à realização de compras em plataformas e-commerce, de transações bancárias e até à administração de negócios a partir de softwares na nuvem.

Se hoje a tecnologia ocupa um papel tão essencial na nossa rotina, isso se deve aos investimentos contínuos em melhoria de acesso, no desenvolvimento e exploração de novos potenciais de uso da rede e, é claro, em ferramentas de segurança da informação.

Não é à toa que um um número cada vez maior de empresas têm optado pela migração de seus sistemas para o modelo de armazenagem na Nuvem.

Se a sua empresa ainda não está utilizando as vantagens disponibilizadas pela Nuvem, então está correndo sérios riscos de ficar para trás.

Quer saber porque? Então confira a seguir as 7 principais razões para investir no armazenamento na Nuvem:

 

#1. A Nuvem não é um espaço sem lei:

 

Muitas empresas têm receio em confiar na Nuvem, imaginado que esse espaço representaria um risco de exposição, extravio ou até roubo de seus dados confidenciais. É claro que, na realidade, não há nenhuma boa razão para temer.

E isso porque a Nuvem é um espaço regulamentado por uma série de diretrizes de segurança e está submetida às leis nacionais e internacionais que asseguram a privacidade dos dados da sua empresa.

 

#2. Maior eficiência no controle de acesso aos dados da sua empresa:

 

Ao optar por uma solução de armazenamento de dados na nuvem, é a sua empresa que determina quem pode acessar quais arquivos. Dessa forma, você possui um controle muito mais eficaz do que ocorreria com o armazenamento dessas informações em servidores locais.

A sua empresa poderá criar perfis específicos para cada colaborador, definindo níveis de acesso diversos e que sejam compatíveis com as funções desempenhadas por cada funcionário.

Além disso, qualquer acesso à informações armazenadas na nuvem pode ser rastreado, permitindo que você acompanhe de perto quais as edições estão sendo realizadas e por quais colaboradores. E o melhor: tudo isso em tempo real!

 

#3. Certificação digital: criptografia à serviço da segurança de dados da sua empresa

 

Toda e qualquer informação que trafegue entre os computadores da sua empresa e o servidores de hospedagem na Nuvem passa por uma criptografia de dados, o que aumenta a segurança dessa comunicação.

Na prática, a criptografia garante que seus dados só poderão ser acessados ou consultados por usuários que possuam permissão para tanto, através de uma chave criptográfica que permite identificar todas as partes envolvidas na comunicação on-line desses dados.

Os servidores da Nuvem estão sempre investindo no que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia de criptografia, garantindo maior segurança para os dados da sua empresa.

 

#4. Acesso à equipamentos de última geração: e por um ótimo custo-benefício!

 

Outro fator de destaque para as empresas que optam pela utilização do armazenamento em nuvem é a possibilidade de contar sempre com equipamentos de ponta para a armazenagem remota das informações da empresa: e isso sem precisar arcar com todos os custos iniciais para instalação e configuração desse hardware.

E isso porque, na comparação, os custos tanto para a implantação de um servidor local, quanto para a sua manutenção seriam bem mais elevados.

Da mesma forma, as empresas hoje têm dado preferência para a contratação de soluções no modelo SaaS, visto que o custo para o desenvolvimento de soluções personalizadas que substituam os softwares já disponíveis na Nuvem, é basicamente impraticável.

 

#5. Multiplicidade de servidores: garantia de acesso contínuo

 

Como você certamente já sabe, os dados armazenados na Nuvem não se encontram armazenados em um único servidor conectado pela rede. Pelo contrário, o conceito de Nuvem implica na dispersão dos dados por uma multiplicidade de servidores, dentro de um Data Center. E isso é ótimo para a sua empresa!

Sabe por quê?

Porque isso garante não só a integridade dos dados armazenados nesses Data Centers em caso de imprevistos como quedas de energia, falhas em servidores ou até invasão, mas ainda permite assegurar o acesso contínuo da sua empresa aos dados ali armazenados.

Além disso, esses Data Centers contam com uma política própria de backup e uma série de medidas que visam garantir a segurança física dos servidores: tudo para assegurar o que há de melhor em segurança da informação para os dados da sua empresa.

 

#6. A Nuvem garante maior durabilidade para os seus arquivos

 

Ao migrar o seu armazenamento de dados para a Nuvem, a sua empresa assegura a segurança e a longevidade de seus arquivos e de todas as suas informações mais relevantes.

E isso porque não só por conta de todos os dispositivos de segurança mobilizados pelos provedores do serviço de armazenagem na Nuvem, mas ainda, principalmente, pela facilidade em adequar os seus arquivos à quaisquer alterações de software que venham a ser disponibilizadas online.

Dessa forma, os seus arquivo na Nuvem não estão só continuamente disponíveis para acesso: muito mais que isso, eles seguem constantemente atualizados!

 

#7. Diversidade de serviços online: agilidade e otimização da gestão da sua empresa

 

Já existe no mercado uma infinidade de soluções empresariais desenhadas para funcionar a partir de cloud computing – ou, em outras palavras, a partir do armazenamento de dados na nuvem.

Um bom exemplo disso são os softwares ERP online. Ao optar por implementar um ERP na sua empresa, você poderá gerenciar em tempo real e a partir de qualquer terminal com acesso à internet, os dados mais importantes do seu negócio, como cadastro de clientes e fornecedores, fluxo de caixa, controle de estoques, relatórios financeiros, emissão de notas fiscais e muito, muito mais.

Para as empresas do ramo de TI, já é possível contar com uma plataforma na nuvem especialmente preparada para o desenvolvimento de sistemas nas mais diversas linguagens, como é o caso da solução Azure.

Tudo isso é prova de que ao optar pela migração para a nuvem a sua empresa só tem a ganhar em termos de segurança de dados, agilidade na produção e otimização de resultados.

 

Conheça o que podemos fazer pela segurança da sua empresa!

Experimente grátis!

Deixe aqui seu comentário