fbpx

De acordo com estudo feito pelo Sebrae, empresas que cuidam das suas finanças adequadamente, reduzem em até 50% as chances de falência.

Esse dado mostra quanto o controle financeiro de um empreendimento é importante. Sem a existência dele, as empresas não conseguem ter uma visão clara dos recursos disponíveis, do que pode gerar dívidas, e consequentemente, do encerramento das atividades.

Para que você não precise passar por esse tipo de situação, vamos mostrar uma seleção com os melhores modelos de planilha de controle financeiro grátis.

Planilha de controle financeiro

A planilha de controle financeiro grátis é responsável por deixar as finanças em ordem, controlar gastos, diminuir custos e ajudar no aumento do lucro.

Existem quatro tipo de planilha de controle financeiro. Uma delas com certeza irá se encaixar no seu estilo de trabalho:

Planilha Diária

Com todos os registros de movimentação financeira, a planilha de controle diária é perfeita para que suas finanças sempre estejam dentro do orçamento ideal. Isso acontece porque ela possibilita que qualquer transação maior seja detectada e analisada, além de contabilizar custos muito altos para sua situação atual.

É importante destacar que esse tipo de planilha não é capaz de fazer projeções.

Planilha Simples

Se você não tem muita familiaridade com o Excel ou com fórmulas matemáticas, essa planilha é perfeita para você. Mas, por conta disso, ela possui algumas limitações. Nesse tipo de planilha, só podem ser inseridos valores simples e não variáveis. Logo, sua gestão financeira pode não estar adequada para o seu tipo de negócio.

Planilha Avançada

Como o próprio nome diz, as planilhas de controle financeiro grátis avançadas são mais completas. Elas trazem dados mais detalhados e conseguem fazer projeções. Por necessitar de fórmulas mais complexas, o responsável por atualizar a planilha deve se dedicar a gestão financeira e ser capacitado para isso.

Com esse tipo de planilha, você poderá comparar gastos entre determinados períodos, fazer investimentos mais assertivos e ter todo controle de vendas, até as de cartão de crédito.

 

Despesas Operacionais

 

Planilha de Controle Mensal

Essa planilha permite um controle maior sobre as despesas e os recebimentos. Além disso, por ser mensal, é mais fácil analisar gastos e entradas ao longo do ano e melhorar possíveis falhas ao longo do tempo.

 

Planilha de Controle Financeiro Grátis

 

Planilha de Fluxo de Caixa

Com essa planilha de controle financeiro grátis, você pode controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Isso inclui desde grandes compras e vendas, até pequenos gastos, como materiais de escritório.

Sendo assim, é possível perceber se há necessidade de pedir empréstimos para conseguir arcar com os seus gastos ou não. Também é possível analisar se fazer um novo investimento é uma boa ideia naquele momento ou se é necessário um pouco mais de verba.

Planilha de Custos

Aqui, você consegue colocar todos os seus gastos empresariais em categorias. Essa prática é muito importante porque mostra exatamente onde você está gastando mais e qual área está precisando de investimento.

A planilha de custos é uma ótima ferramenta para te ajudar a economizar. Vendo exatamente para onde está indo o seu dinheiro, você consegue avaliar se aquele gasto é realmente necessário. Se não for, é hora de cortar custos.

Plano de contas

É ela a responsável por organizar todas as contas a receber e a pagar do seu negócio.

Além de impedir que você esqueça das datas de pagamento, esse tipo de planilha de controle financeiro grátis também consegue projetar futuros orçamentos, com base nas suas movimentações de entrada e saída.

Planilha de DRE

A sigla DRE significa Demonstrativo do Resultado do Exercício. Esse tipo de planilha mostra os resultados financeiros do seu negócio.

Os dados são gerados com base na margem de contribuição dos gastos e entradas, que podem ser indiretos, com relação aos impostos dos produtos, etc.

Planilha de Controle Diário de Caixa

O principal objetivo desta planilha é confirmar que não existem erros de registros no caixa ou desvios de recursos. Ela armazena todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Também ajuda a controlar a verba dentro do caixa, para que não falte troco.

Planilha de Controle Bancário

Assim como as pessoas, empresas também precisam de um controle bancário.

Ela é bem parecida com o controle bancário pessoal. É o registro de toda movimentação bancária e do controle de saldo. Necessita de dados como depósitos, créditos em conta, pagamentos e todos os valores debitados em conta.

Planilha de Controle de Folha de Pagamento

Além de controlar o quanto e como você está gastando na folha de pagamento, essa planilha de controle financeiro grátis te ajuda manter a produtividade dos funcionários.  Nela, você pode gerenciar as atividades de todos os funcionários do seu negócio a partir do número de vendas realizadas em determinado período de vendas, por exemplo. Assim, você consegue verificar facilmente se os colaboradores estão batendo as metas estabelecidas pela empresa.

Você também pode colocar o salário de cada um na planilha e deixar um espaço para possíveis bonificações em dinheiro. Dessa forma, você consegue motivar sua equipe e aproveitar o melhor desempenho dos funcionários.

Planilha de Estoque

O controle de estoque está intimamente ligado à eficácia do controle financeiro. Afinal, produto parado no estoque é a mesma coisa de dinheiro parado na empresa.

Com essa planilha, é possível ver quantos produtos estão armazenados, controlar a entrada e saída de mercadorias, itens em excesso e itens em falta. Você também consegue avaliar se é benéfico continuar comprando alguns produtos que não apresentam uma saída muito alta, assim como decidir investir mais em uma mercadoria com um grande nível de vendas.

Essa funcionalidade da planilha permite que você planeje melhor suas promoções e compras com os fornecedores.

Planilha de Vendas

A planilha de vendas fecha com chave de ouro nossa lista de planilhas de controle financeiro grátis. Ela registra todas as vendas feitas, qual funcionário realizou cada uma delas, o valor, a forma de pagamento e qual cliente adquiriu o produto.

Essa planilha anda de mãos dadas com a planilha de controle de estoque. Ao registrar que um produto foi vendido, automaticamente ele tem que sair do estoque. A quantidade de vendas de determinado item também mostra o quanto deve ser investido nele.

Gostou do nosso conteúdo? Para te ajudar ainda mais, a Refres Sistemas elaborou uma planilha de controle financeiro grátis. Faça o download e aproveite!

 

Deixe aqui seu comentário