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Como fazer gestão de estoque da sua loja de materiais elétricos

Por 31 de agosto de 2018 0 Comentário

Gerenciar o estoque de maneira competente é uma necessidade para empresas de diversos portes e segmentos de mercado.

No entanto, para alguns estabelecimentos, esse trabalho deve ser ainda mais minucioso, é o caso das lojas de materiais elétricos.

Afinal, se trata de um ramo no qual é possível oferecer uma imensa variedade de produtos para os seus clientes, com dimensões e preços variáveis. Por isso, além de organizar fisicamente todas as mercadorias com eficiência, é preciso controlar as entradas e saídas.

No entanto, isso é apenas parte do trabalho e se você quer saber como fazer gestão de estoque da sua loja de materiais elétricos continue lendo este artigo.

Nos tópicos a seguir você vai obter informações a respeito de cada uma das etapas necessárias:

  • Controle entradas e saídas do estoque
  • Faça inventários periódicos
  • Analise os relatórios do setor
  • Monte uma equipe competente
  • Tenha uma rede confiável de fornecedores
  • Identifique necessidades do público alvo
  • Acompanhe as tendências do segmento
  • Informatize a gestão do estoque
  • Controle entradas e saídas do estoque

O primeiro passo de como fazer gestão de estoque da sua loja de materiais elétricos é controlando as entradas e saídas do setor.

É de fundamental importância que todas as mercadorias adquiridas para posterior compra sejam registradas.

O mesmo deve ser feito com cada um dos artigos que saírem do estoque porque foram vendidos.

Para um controle completo é preciso informar ainda o número de cada item que entra e sai, bem como categorizar as mercadorias que entram para uma melhor organização.

O mais apropriado é informatizar essa atividade, pois como as lojas de materiais elétricos costumam ter grande variedade de produtos, se for feito manualmente pode deixar muito a desejar. Isso acontece mesmo com uma equipe competente.

Faça inventários periódicos

Já que o fluxo de entradas e saídas do estoque costuma ser grande em lojas de materiais elétricos, outra dica de gestão é fazer inventários com alguma frequência.

Esses levantamentos têm o objetivo listar tudo o que tem em estoque.

Dessa forma, não é só possível verificar o que deve ser adquiridos como também certificar-se de que o controle está sendo bem feito. Ou seja, que o número de cada artigo presente no estoque combina com o que tem registrado no sistema da empresa.

Essa medida ajuda a identificar possíveis erros no controle de estoque e mesmo se existem pessoas agindo de má fé e subtraindo inapropriadamente os produtos.

Analise os relatórios do setor

Também identifica a época do ano que são mais procurados e até o que é pouco vendido e pode só estar pegando pó nas prateleiras. Isso contribui para manter o seu mix de produtos bem atualizado.

Monte uma equipe competente

A equipe que trabalha no setor é mais uma parte importante da sua gestão. Por isso, ela deve ser competente e habilitada para atuar no estoque.

Realizar devidamente os treinamentos de acordo com os procedimentos realizados no dia a dia do setor.

Afinal, é essencial que existam protocolos, isto é, procedimentos a serem cumpridos conforme o que deve ser feito, como entrada de artigos, saída de mercadorias, devoluções, etc.

Assim, todos desempenham as funções de maneira padrão, contribuindo para a organização da empresa.

Tenha uma rede confiável de fornecedores

Os fornecedores também são elementos chaves de empresas com estoques de artigos variados e com alto fluxo de vendas.

Dessa maneira, é imprescindível contar com fornecedores confiáveis que cumprem com os prazos de entrega.

Além disso, não é recomendado ter um único fornecedor para um grupo de mercadorias, pois se houver algum imprevisto e a entrega não for feita você pode perder vendas sem os produtos necessários em estoque.

E mais, existe um maior poder de negociação quando não se depende de apenas um fornecedor.

Identifique necessidades do público alvo

Com os relatórios e levantamentos, é possível identificar os produtos preferidos dos seus clientes.

Esse comportamento também reflete no seu público alvo, ou seja, os consumidores em potencial para comprar da sua empresa.

Por isso, ao analisar esses documentos você garante em estoque os itens mais importantes, o que ajuda a atrair um maior número de clientes.

Além disso, sempre tendo na sua loja o que as pessoas precisam, consegue-se aumentar as chances de fidelizar os seus clientes e aumentar a conversão de vendas.

Acompanhe as tendências do segmento

Da mesma forma que os inventários e relatórios são grandes aliados para identificar as necessidades do seu público alvo e conseguir supri-las, analisar esses documentos permite que você acompanhe as mudanças do seu segmento. Afinal, inovar é preciso.

Ainda mais no setor de materiais elétricos, onde sempre há novidades, itens novos que substituem outros e lançamentos mais eficientes.

Oferecer novos produtos, então, é preciso para que a sua clientela não migre para a concorrência.

O estoque é um setor que pode, portanto, guiar a sua tomada de decisão na hora de atualizar o seu mix de produtos.

Informatize a gestão do estoque

Como você pode ver, para saber como fazer gestão de estoque da sua loja de materiais elétricos é preciso estar atento a uma série de aspectos. Equipe, fornecedores, produtos, relatórios, etc.

Controlar todas essas informações é essencial para gerir com competência o estoque, mas se não forem usadas as ferramentas adequadas, esse trabalhado pode se tornar demorado e difícil. Por isso, é preciso informatizar o setor.

O software ERP é um sistema de gestão empresarial que contribui muito com essa atividade e com as demais executadas na sua empresa.

Ele não só informatiza os dados do seu negócio, como também conecta os setores e automatiza os processos.

Assim, além de gerenciar com sucesso o estoque, é possível conectá-lo ao setor de vendas, financeiro, comercial e outros.

Como resultado, você e a sua equipe têm uma rotina mais eficiente e oferecem a mais alta qualidade de atendimento à clientela.

 

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