fbpx

A importância de saber gerenciar uma equipe

Muitas empresas estão mudando a maneira como gerenciam a sua equipe. Algumas aderiram à gestão horizontal, onde todos possuem o mesmo direito à palavra. Claro que para isso acontecer é preciso quebrar estruturas já bem tradicionais da administração.

No entanto, até medidas menos radicais são eficientes no dia a dia de negócios de todos os portes e segmentos de mercado. Com isso, é possível conferir a importância das pessoas para as empresas que elas merecem.

Afinal, independentemente de cargos, os funcionários de um empreendimento estão trabalhando todos juntos em prol do seu sucesso. Portanto, continue lendo este artigo e veja como é possível demonstrar a importância das pessoas para as empresas.

Confira os tópicos a seguir:

  • Ter uma comunicação afinada com a equipe
  • Proporcionar um ambiente favorável ao diálogo
  • Manter a sua equipe incentivada e estimulada
  • Recompensar os esforços da sua equipe
  • Garantir à equipe as melhores ferramentas e estrutura

Ter uma comunicação afinada 

Quando se fala da importância das pessoas para as empresas não basta saber a relevância que possuem para o sucesso do seu negócio. É importante que esse valor seja reconhecido por meio de atitudes, que também são muito benéficas para a gestão empresarial.

Uma delas é ter uma comunicação afinada com a sua equipe. Afinal, comunicação é essencial e, se não houver essa preocupação, o trabalho do dia a dia pode não fluir como deveria. Para tanto, é preciso garantir que as informações sejam captadas corretamente.

Fazer com que os seus funcionários se sintam à vontade para fazer perguntas e esclarecer dúvidas também é fundamental. Com isso, não se corre o risco de alguém cometer um erro por não ter se sentido confortável em questionar o seu superior.

Já quem gere equipes que possuem profissionais com perfis diferentes, seja pessoas de gerações distintas ou mesmo de profissões diferentes, deve saber dialogar com cada um de maneira apropriada. O gestor, aqui, funciona, principalmente, como um elo entre todos.

Proporcionar um ambiente favorável ao diálogo 

Além de promover um ambiente de trabalho que estimule a sua equipe a não ter nenhuma dúvida, a fim de realizar suas atividades de maneira apropriada, é preciso estimular a troca de ideias. Lembre-se, a sua equipe reúne muitas informações, todos os dias.

Ela pode estar diretamente atendendo os clientes, se comunicando com fornecedores, promovendo a marca nas redes sociais, etc. Desse modo, melhor do que ninguém, tem uma visão única da relação da empresa com os clientes.

E o gestor que administra com sabedoria sabe disso e proporciona um ambiente favorável ao diálogo. Para tanto, podem ser realizadas reuniões periódicas, com toda a equipe, para agrupar dados relevantes sobre ações e atividades específicas.

Da mesma forma, mesmo profissionais de um setor ou área de conhecimento podem contribuir com outros departamentos. O mais importante é garantir esse espaço de comunicação, assim, a tendência é que o diálogo flua e todos aprendam.

Incentivar e Estimular ao gerenciar uma equipe

Além de proporcionar um ambiente favorável ao diálogo, também é necessário incentivar a sua equipe a aproveitar os espaços de comunicação. Uma forma de fazer com que ela seja estimulada a contribuir com a empresa é reconhecendo-a e valorizando-a.

Afinal, se você quer que os seus funcionários vistam a camiseta, eles devem se sentir parte integrante e importante dela. Além de promover a troca de ideias, vale a pena reconhecer os seus esforços.

Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, seja por meio de capacitações, treinamentos, palestras e demais atividades. Além da sua empresa sair ganhando com tudo isso, pois vai qualificar a sua equipe, os seus membros se sentem valorizados e produzem mais.

Outra dica para mostrar a importância das pessoas para as empresas é com um calendário de atividades. Além das festas tradicionais de final de ano, por exemplo, o seu negócio pode criar a cultura de promover momentos de interação entre os funcionários.

Podem ser feitas confraternizações periódicas, aproveitando as datas comemorativas, como dia das mães, páscoa e outras. Às vezes, mesmo um almoço especial reunindo todos os colaboradores da sua empresa pode garantir ótimos resultados.  

 

 

Recompensar os esforços 

Outra maneira de manter a sua equipe incentivada e estimulada é recompensando os seus esforços de modo financeiro. Isso pode ser feito através de aumentos salariais, além do dissídio, promoção dos funcionários, prêmios, cesta básica, participação nos lucros, etc.

Existem diferentes formas de ter uma política de recompensa financeira para os colaboradores, sendo que a melhor depende do perfil da sua equipe e, claro, das possibilidades do negócio. Mas até pequenas recompensas podem ser muito vantajosas.

No entanto, é preciso criar um sistema no qual não se corra o risco de fazer com que os colaboradores comecem a se sentir rivais uns dos outros. Nesse sentido, pode ser vantajoso recompensar toda a equipe pelos seus resultados e não apenas um funcionário.

Uma dica para escolher a política de recompensas mais adequada é conversando com o setor financeiro. Assim, não se corre o risco ainda de ter prejuízos ou de iniciar um tipo de programa que não consiga se manter ao longo do tempo.

Garantir à equipe as melhores ferramentas e estrutura

O gestor mostra que sabe da importância das pessoas para as empresas quando também oferece à equipe as melhores ferramentas para que possa desempenhar as atividades apropriadamente.

Além de cadeiras ergométricas, ambiente limpo e arejado, água filtrada, banheiros apropriados, etc., há muitos outros aspectos importantes que vão além da estrutura física. Entre eles, recursos tecnológicos em conformidade com as tarefas executadas.

O ERP online é um excelente exemplo de ferramenta tecnológica ideal para a sua equipe. Com esse sistema de gestão empresarial, é possível informatizar todos os dados do seu negócio, conectar os setores e informatizar os processos.

Com isso, a sua equipe encontra mais praticidade na rotina do escritório e a empresa ganha em eficiência no dia a dia e com colaboradores mais produtivos. Afinal, com poucos cliques, pode-se fazer muito mais do que com papel e caneta ou planilhas avulsas.

Um software ERP pode ajudar no controle das finanças e do estoque e emitir nota fiscal e boleto bancário, além de muito mais. Todos saem ganhando.

Deixe aqui seu comentário