fbpx

Como administrador, você certamente já sabe bem o quão trabalhoso é gerir todos os departamentos de uma empresa.

 

Isso porque, como você bem sabe, não é tarefa fácil acompanhar o dia a dia de cada setor, estar atento aos prazos internos e externos, supervisionar os projetos em desenvolvimento, atender aos clientes e fornecedores, intermediar a relação da sua equipe de funcionários e ainda, é claro, cuidar para não perder o pé na hora de administrar as contas da empresa…

 

Ufa! Só de ler esta lista, já deu para cansar, não é mesmo?

 

E não é para menos! Gerenciar uma empresa é o tipo de tarefa que vai exigir fôlego e dedicação em tempo integral.

 

Afinal, tal qual o malabarista que precisa garantir o equilíbrio e a sintonia das claves para evitar que venham ao chão, também o gestor precisa garantir equilíbrio e sintonia entre as mais diversas atividades, sem deixar de atender às necessidades e urgências de todos os departamentos.

 

E isso sem perder o foco naquilo que realmente importa para a sua empresa: os seus clientes.

 

É justamente aí que a tecnologia vem para somar. Um sistema ERP automatizado e online vai permitir à sua empresa uma maior automatização de processos rotineiros, com integração das informações dos mais diversos departamentos.

 

Em última análise, um ERP favorece a otimização do seu tempo e da sua equipe, além de evitar os desencontros que costumam resultar em embaraços e problemas junto aos seus clientes.

 

 

Mas… por que um gerenciador financeiro?

 

Ao fazer a opção por um ERP, você poderá contar com o apoio de um software que permitirá que as equipes dos diversos departamentos da sua empresa trabalhem de forma mais sincronizada e independente, com um melhor fluxo de informações e de comunicação tanto interna, quanto externa.

 

Dessa forma, você, gestor, vai poder se dedicar àquela que é, por excelência, a área mais importante e delicada na manutenção do equilíbrio de qualquer negócio: a saúde financeira da sua empresa.

 

De todas as ferramentas oferecidas por um ERP, o seu gerenciador financeiro é certamente uma das mais importantes.

 

E isso porque é essa ferramenta que vai ajudar a sua gestão a manter um controle mais rigoroso de todas as contas da empresa, tanto a pagar, quanto a receber.

 

Além disso, o gerenciador financeiro vai permitir ainda um acompanhamento constante dos investimentos realizados, desempenhando papel fundamental no seu processo de planejamento estratégico.

 

Afinal, as informações fornecidas pelo seu gerenciador financeiro vão permitir que você tome decisões melhor informadas quanto à manutenção, ou não, de cada um dos investimentos da empresa.

 

Ele vai ajudar a determinar, por exemplo, a renovação ou não do contrato com este ou aquele fornecedor, vai permitir uma reorientação da sua estratégia de marketing pautada em resultados concretos de vendas e pode até, porque não, servir de base para um melhor ajuste dos preços praticados em seus produtos e serviços.

 

Um gerenciador financeiro é a ferramenta central em uma política responsável na gestão das contas da sua empresa, e representa um claro compromisso da sua gestão com a manutenção da saúde financeira do seu negócio.

 

 

Taxa de sobrevivência das empresas no Brasil

 

A saúde financeira da sua empresa é o fator que determina se ela vai ser capaz não apenas de crescer, mas de se manter de portas abertas em um país onde – é de conhecimento geral – as cargas tributárias são bastante elevadas.

 

Para ter uma idéia do impacto que um bom gerenciamento financeiro tem para sobrevivência e desenvolvimento de uma empresa, recorremos aos estudos publicados pelo SEBRAE, instituição de referência nacional na área.

 

Periodicamente o SEBRAE realiza uma pesquisa em todo o país, buscando entender melhor o cenário empresarial do país, em especial no que diz respeito aos fatores decisivos para a sobrevivência ou mortalidade das empresas.

 

São consideradas empresas de diversos segmentos, todas operando há pelo menos 4 anos no mercado. Os dados obtidos são abertos para consulta pública, e estão disponíveis neste link.

 

O que o SEBRAE constatou na pesquisa mais recente publicada é que, dificilmente, o fechamento de uma empresa se deve a apenas um fator. Em geral, é uma combinação de problemas ou situações inesperadas que levam uma empresa a fechar as portas.

 

Entre os principais fatores estão – sem surpresas – os problemas de planejamento e de gerenciamento do negócio. Entre outras falhas graves de planejamento e gestão apresentadas pela pesquisa, destacamos as seguintes:

 

  • Falta de atualização tecnológica que permita à empresa acompanhar a evolução do mercado;
  • Falta de acompanhamento rigoroso da evolução das receitas e das despesas da empresa ao longo do tempo;
  • Falhas na negociação com fornecedores;
  • Má-gestão de dívidas relacionadas à empréstimos bancários;

 

Em outras palavras: é através de um gerenciamento financeiro de qualidade que a sua empresa vai garantir os recursos necessários para se manter no mercado e para crescer.

 

Por que então não investir em uma ferramenta tecnológica que permita realizar esse gerenciamento de forma ainda mais precisa e eficiente?

 

 

O que o gerenciador financeiro da IT Refresh tem a oferecer?

 

O gerenciador financeiro da IT Refresh coloca ao alcance da sua empresa uma série de funcionalidade que vão agilizar a gestão de custos e despesas.

 

Ele oferece um calendário interativo, no qual você poderá não apenas controlar os seus compromissos diários, mas, principalmente, acompanhar e planejar as finanças da sua empresa.

 

É possível controlar o agendamento de pagamento de boletos, mesmo quando estes ainda não foram enviados pelos seus fornecedores. Da mesma forma, o software inteligente da IT Refresh permite acompanhar as despesas fixas do seu negócio, mesmo quando não foi criada uma anotação específica para elas na sua agenda.

 

O controle financeiro conta ainda com áreas específicas para o controle das contas a pagar e a receber, além de uma funcionalidade de cálculo automático de juros no caso de parcelas em atraso.

 

As movimentações bancárias podem ser controladas integralmente a partir do software, a partir do cadastro das contas de uso da empresa na plataforma. O controle bancário é de extrema importância para garantir agilidade na hora de apurar a lucratividade da sua empresa, bem como para facilitar a apuração do movimento de vendas da empresa (controle de caixa).

 

Tudo isso de forma completamente integrada às demais funcionalidade proporcionadas pelo software ERP Refresh.

 

Que tal experimentar gratuitamente o nosso gerenciador financeiro?

 

Clique no botão a baixoe faça um teste gratuito e sem compromisso: temos certeza de que após o período de testes, você também vai aderir à tecnologia disponibilizada pela IT Refresh!

Experimente Grátis

Deixe aqui seu comentário