Certamente você já ouviu falar de sistema de controle de estoque na empresa e muito provavelmente ouviu também sobre ERP Online. Mas você sabe o que é?

Podemos afirmar que um sistema ERP de gestão online tem a finalidade de otimizar o processo de gerenciamento de negócios, apresentando benefícios consideráveis para a empresa e em relação à gestão, de um modo geral.

Ele ajuda a manter o controle sobre as principais informações que um gestor precisa ter para gerir de maneira eficaz, com menos chance de erro e mais propensão ao sucesso.

ERP Online – como funciona?

O sistema ERP Online tem a finalidade de organizar o sistema administrativo e financeiro da empresa, possibilitando um maior controle sobre as informações e evitando custos maiores.

Esse sistema acaba padronizando e integrando diferentes setores da empresa, podendo abranger até as filiais, o que facilita bastante a vida do gestor.

Além disso, uma gestão unificada tende a ser mais eficaz, com base em resultados melhores e até mesmo com menor incidência de erros e riscos de prejuízos financeiros.

Assim, o ERP Online é de fácil instalação, sendo rapidamente colocado em prática no ambiente organizacional, tendo baixo custo e apresentando uma série de vantagens que acabam por representar uma economia ainda maior.

Benefícios do ERP Online

Maior segurança no controle financeiro

Por meio do ERP é possível ter acesso a todas as informações relacionadas às finanças da sua empresa, em especial as contas a pagar, a receber, a conciliação bancária e o fluxo de caixa.

O sistema garante também um relatório completo e preciso, tornando desnecessária a criação de relatórios manuais ou planilhas, o que resulta em economia de tempo e menor desgaste dos colaboradores.

Processos manuais automatizados

Imagine poder automatizar todos os serviços antes feitos manualmente e de maneira mais lenta ou complicada. Pois com o ERP Online isso é possível.

O sistema permite que atividades que levariam bem mais tempo, como relatórios de estoque, relatórios do financeiro, envio recorrente de boletos e relatórios de vendas possam ser feitos de maneira automática.

Isso evita, por exemplo, trânsito, gasto com combustível, profissional nas ruas com risco de acidentes, gasto de tempo, gasto de dinheiro (mais profissionais envolvidos nessas atividades e consequentemente desviando-se de outras funções).

Assim é possível perceber o quanto o ERP Online só tem a trazer benefícios para a empresa, gestores e demais colaboradores.

Redução de custos com impressão, papel e armazenamento

Com as resoluções feitas online, no ambiente digital, as impressões de formulários e demais documentos se tornam desnecessárias, gerando assim muito mais economia, espaço e tempo útil disponível.

O preenchimento manual de planilhas, formulários de estoque e ordens de serviço passam a não existir na rotina de trabalho. Imagina quanto papel não é economizado nessa mudança de processo!

Além disso, é poupado todo aquele tempo que os colaboradores levavam para fazer os levantamentos, finalizar os relatórios e até mesmo fechar os documentos com alguns possíveis erros.

Já imaginou a mudança em relação às compras de papel, cartucho de tinta, caneta e outras coisas relacionadas? Por aí já dá para se ter uma noção do impacto da economia de compras de materiais pela empresa.

Outro detalhe que também pode ser relacionado à economia é a questão do espaço. Menos estoque de papel, de canetas, de cartuchos significa mais espaço no almoxarifado e nos estoques, por exemplo.  

 

ERP Online

 

Informações guardadas com maior controle de segurança

Todas as informações registradas no sistema ficam armazenadas na nuvem, ou seja, mesmo que haja qualquer problema com os arquivos, seus documentos estão salvos e os dados ali contabilizados permanecerão intactos.

Além disso, se torna desnecessário a preocupação com backups manuais, ou seja, mais tranquilidade, segurança e economia.

Pode parecer algo simples, mas só quem já perdeu um arquivo em HD externo que apresenta problema ou viu um computador queimar a placa mãe sem antes ser formatado sabe o que é sofrimento.

Portanto, um programa que já salva automaticamente na nuvem é realmente algo que vale a pena manter na empresa, especialmente sabendo das outras vantagens a ele atribuídas.

Redução de fraudes

Isso mesmo! Com a adesão ao uso do ERP Online se torna mais difícil fraudar as informações, pois o sistema é unificado, tornando mais fácil o controle do gestor.

O ERP Online não é custo, é investimento

Pela quantidade de benefícios que sua empresa terá a partir do uso do ERP Online não dá para dizer que você está optando por um custo. O sistema é sem sombra de dúvidas um investimento real e necessário para o sucesso dos seus negócios.

Além disso, se você levar em consideração tudo o que o sistema proporciona em termos de mudanças positivas à empresa, perceberá que está economizando ao invés de gastar para sanar possíveis prejuízos futuros. Pense nisso.

 

Gostou do texto? Possui experiência com o sistema ERP Online? Conta pra gente!

Deixe aqui seu comentário