fbpx

Todo mundo sabe do quanto é difícil ter uma empresa no sentido de gerenciá-la. Isso porque, cada passo dado, é sempre uma incógnita se trarão resultados positivos ou não, e isso preocupa um pouco a instituição. Para facilitar a gestão empresarial, são criados determinados programas que auxiliam em meio a esses processos e um deles é denominado ERP, um sistema de gestão empresarial específico.

Atualmente, esse sistema pode ser adquirido de duas maneiras: de forma local, também chamado de ERRO ON-Premise, ou em nuvem, SaaS Software-as-a-Service, que é adquirido em forma de uma assinatura online.

Tanto uma forma como outra trazem benefícios e vantagens, inclusive como qualquer outro tipo de serviço adquirido ou contratado. Apesar de esses prós e contras, o ERP Online, em nuvem, ainda é o mais adquirido, totalizando quase 70% comparado ao Local. Mas, antes de qualquer coisa, entenda cada um deles.

A ERP em Nuvem se encontrará hospedada em um servidor do fornecedor e seu acesso será feito via navegador e internet. A assinatura normalmente é mensal.

 

Vantagens do ERP online em nuvem:

 

  • Custos previsíveis: todos os custos se tornam previsíveis uma vez que, é paga uma assinatura online e, este será o único valor investido. Dessa forma, os custos se tornam previsíveis também pelo fato de que, no máximo, se a empresa não se encontrar satisfeita com aquele serviço, contratará outra empresa e esta, possivelmente terá um custo parecido.
  • Investimento inicial mais barato: não há um gasto além da assinatura, como já citado, portanto, o custo inicial é esse e pronto. No caso da local, há um investimento alto inicialmente.
  • Segurança: a segurança é alta e assim, as pessoas podem contratar os serviços e ter essa garantia.
  • Menos tempo para usar: assim que contratada e paga a assinatura inicial, o ERP  online em Nuvem já está disponível para uso, o que não ocorre se este for Local.
  • Atualizações frequentes: todas as atualizações são feitas com determinada frequência. No caso da Local, cada vez que uma atualização ocorrer é necessário chamar quem instalou para fazê-la.
  • Facilidade no uso: todas as pessoas que a empresa liberar poderão acessar, como clientes, fornecedores, funcionários. Além disso, não é um programa complicado.

 

Desvantagens do ERP online em nuvem:

 

  • Mais investimento ao longo do tempo: como não será um programa seu, da sua empresa, o ERP em Nuvem acaba gerando um custo fixo por todo o tempo que for usado, ou seja, não é um investimento feito inicialmente e depois não presente mais no empreendimento.
  • Segurança nas mãos de alguns: algumas pessoas específicas terão acesso e, se esse acesso não for feito com responsabilidade, diversos problemas podem surgir ao empreendimento.
  • Menos personalizável: como é um programa padrão, vendido de forma pronta, não é possível personalizar da forma como se quer e isso gera alguns transtornos, como ter de se adaptar com as funções oferecidas ali.

Já a ERP Local, tem a sua instalação e gerenciamento feitos por uma equipe de TI, através de um hardware.

Experimente Grátis

 

Conheça as vantagens da ERP local:

 

  • Mais personalizada: como a ERP Local é elaborada para cada empresa de acordo com as suas especificidades, é possível contratá-la de uma forma muito mais personalizada e assim, a empresa alcança os seus objetivos por completo com aquela contratação.
  • Mais organizada: a possibilidade de manter organizada a sua ERP local é muito maior, uma vez que, ela passa a contar com vários meios que permitem isso, de acordo com os pedidos da empresa e a instalação do TI.
  • Pessoas disponíveis para resolver possíveis problemas: ter uma equipe de TI, a mesma que instalou o seu ERP, disponível para resolver alguns conflitos que venham a ocorrer no sistema em questão, é fundamental para que as coisas fluam e passam a, cada vez mais, auxiliar a empresa em seus processos. No caso do ERP em nuvem, não é possível solicitar alterações no programa.

 

Desvantagens da ERP local:

 

  • Investimento inicial alto e arriscado: o único custo que a empresa terá será o inicial e depois, se necessário, manutenções e atualizações, mas que não são obrigatórias. Devido a isso, a esse ser o único custo, esse custo é alto e pode assustar em um primeiro momento. Isso porque, a sua ERP, se for local, será totalmente personalizada e precisará contar com uma equipe para instala-la.
  • Atrasos na sua utilização: como ela é bem personalizada, a equipe que estará a elaborando pode demorar até concluir o programa específico para aquele ramo empresarial, de acordo com as especificidades solicitadas. Dessa forma, quanto mais personalizada, mais tempo inicial a demanda demorará. O produto online está disponível para uso imediato.
  • Dificuldades para atualizar o sistema: cada vez que for necessário algum reparo ou atualização será necessário chamar os profissionais de TI novamente.

Dessa forma, observa-se que os dois modelos tem diversas vantagens e desvantagens e a empresa precisa perceber quais são as suas maiores prioridades, além de optar pela ERP que melhor se encaixa no perfil e necessidades empresariais.

 

Conheça o ERP local da It Refresh e clique no botão a baixo para testar grátis!

Experimente Grátis

Deixe aqui seu comentário