Controle de estoque

Organizar a empresa com um sistema de controle de estoque

Por 29 de maio de 2019 0 Comentário

É fundamental para o sucesso da empresa ter um rigoroso e eficaz sistema de controle de estoque. Essa é uma regra dominada por bons e grandes administradores, mas infelizmente ainda não aprendidas por alguns.

Ter controle sobre o estoque da empresa é, além de necessário, uma questão de sobrevivência no mercado. O estoque está diretamente relacionado ao capital de giro e ao equilíbrio financeiro da empresa.

Mas para manter o controle de maneira efetiva, é preciso apostar em um sistema eficiente. É preciso um sistema que garanta o controle de forma rápida, prática e com um bom custo-benefício. Pensando nisso, resolvemos explicar melhor para você sobre o assunto.

Controle de estoque – você sabe o que é?

O controle de estoque trata-se do controle de todos os produtos e materiais existentes na empresa, como matéria-prima e produtos prontos para a venda.

Esse material estocado garante que todas as operações da empresa funcionem bem, em especial o atendimento às demandas dos clientes, de um modo mais específico.

O controle de estoque, ou seja, o registro de tudo o que entra e sai da empresa traz os seguintes benefícios:

  • Realiza estimativa de vendas;
  • Aprimora o planejamento da produção;
  • Otimiza o investimento com o estoque;
  • Compreende melhor a rotatividade dos produtos, tendo controle sobre os que vendem mais e os que vendem menos;
  • Possibilita a criação de ofertas e a precificação de cada uma delas.

Assim, é complicado imaginar uma empresa funcionando sem que se haja uma gestão adequada desse sistema e um total controle sobre todos os produtos do estoque.

Por que é importante investir em um sistema de controle de estoque?

Primeiro porque você precisa ter um total controle sobre o estoque e um sistema específico garantirá a você e a sua empresa noites bem tranquilas de sono.

Isso mesmo, manter um programa de controle de estoque ajuda bastante a economizar tempo e investi-lo em outros setores, como em um planejamento estratégico de vendas, por exemplo.

Outro aspecto é que para o seu negócio crescer ele precisa estar em dia com todas as informações, especialmente as do estoque.

Planilhas impressas e documentos específicos, além de darem muito trabalho, gastam muito mais tempo do que aquele investimento rápido e prático do software.

Além disso, o programa de controle de estoque é mais seguro, já que o modelo antigo, aquele velho método manual, está bem mais propenso ao erro.

 

Controle de Estoque

 

Etapas fundamentais para o sistema de controle de estoque

De um modo geral, um sistema de controle de estoque, para que seja feito de maneira adequada e não deixe a desejar, deve ser composto pelas seguintes etapas.

– Uso do modelo de controle de estoque

O modelo de controle de estoques foi especialmente criado para a catalogação dos produtos e consequentemente o controle sobre todos os tipos de peças existentes na empresa.

Geralmente esse modelo inclui uma planilha de controle de estoque, onde são inseridas todas as informações relacionadas aos produtos.

Vale ressaltar que é importante que cada produto tenha uma identificação específica, como se fosse um nome exclusivo, que pode inclusive ser um código numérico.

Você com certeza já se deparou com uma numeração específica em determinado produto e, ao passar no caixa, este apresentar qualquer erro de leitura no código de barras sendo preciso a digitação justamente dessa numeração.

Pois bem, essa é a identificação do produto. Mas cuidado, afinal qualquer erro de digitação que resulte em confusão de alguma letra ou número pode acabar gerando uma grande dor de cabeça pra empresa e para o cliente.

– Planilha de entrada e saída de materiais

É muito importante que você tenha controle sobre todos tipos de materiais, registrando assim cada movimentação, como chegada de um novo produto, catalogação deste e informação da venda de algum outro.

– Planilha de giro de estoque

O ritmo de renovação do inventário deve ser observado sempre, pois é ele que mostra o indicador dos produtos mais vendidos e as preferências do consumidor.  

– Sistema online de estoque

Sim, é impossível não mencionar o sistema online de estoque, já que ele promete simplificar a vida de toda a empresa e automaticamente fazer a atualização do sistema, incluindo entradas, saídas, etc.

Todas as alterações são feitas em tempo real e atualizadas de maneira automática, caso assim você queira. Assim, com um baixo custo e grandes mudanças é possível chegar a uma maior organização sem riscos de prejuízos desnecessários.

Sim, você deve investir em um sistema de controle de estoque

Com todos os benefícios oferecidos pelo sistema de controle de estoque, não há um argumento que consiga justificar seu não uso. É simples, barato, prático e pode salvar sua empresa de grandes perigos.

Portanto, se você tem visão de futuro e quer o sucesso da sua empresa, invista nesse sistema. Um bom gestor precisa decidir pelo melhor. E a decisão está nas suas mãos.

Gostou do texto? Deixa aqui seu comentário!

Deixe aqui seu comentário