fbpx

O sucesso de uma empresa está intimamente relacionado às contas no azul e a uma boa gestão administrativa.

Para não falhar nessa missão, uma planilha de controle financeiro empresarial pode ser seu braço direito. Ela é uma das formas mais práticas de controlar os recursos do seu empreendimento.

Veja tudo que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa lendo esse post!

Por que usar uma planilha de controle financeiro empresarial?

O empreendedorismo vem crescendo no Brasil de maneira muito positiva. Mas, um dos principais motivos que levam à falência de uma empresa, é o controle incorreto das finanças.

É comum que empreendedores de primeira viagem comecem suas empresas sem estudarem sobre o mercado. Se não fazem isso, quem dirá montar um plano de negócios para ter uma noção maior dos riscos e oportunidades do nicho escolhido?

O primeiro passo para ter sucesso, é ter organização e controle de despesas e recebimentos. Por isso, o principal objetivo da planilha de controle financeiro empresarial é manter suas contas em dia.

Como usar uma planilha de controle financeiro empresarial?

Um controle financeiro eficiente é completo. Logo, precisa de muito mais do que apenas buscar maneiras de evitar dívidas e estar sempre no azul.

Abaixo, você verá três passos para aproveitar tudo que uma planilha de controle financeiro empresarial pode te oferecer.

Anote toda movimentação financeira

Coloque na planilha todas as transações financeiras do seu negócio diariamente

Fazendo isso, você verá o quanto está gastando. Se seu objetivo é economizar, os gastos excessivos e desnecessários podem ser cortados do seu orçamento.

Existem dois tipos de gastos: os fixos e os variáveis. Os fixos são aqueles que não tem variação com o passar do tempo, como os salários dos funcionários ou impostos, por exemplo.

Já os variáveis podem ser modificados de acordo com a necessidade da sua rotina. Um bom exemplo são os custos com os fornecedores.

Separando os gastos nessas duas categorias, fica mais fácil ainda identificar onde você está gastando mais do que deveria. Além de avaliar os custos, você também pode ver as áreas que estão precisando de investimento e usar suas economias para melhorá-las.

As entradas de dinheiro também precisam de atenção. Se não forem controladas adequadamente, podem passar uma visão errada das finanças, fazendo o empresário gastar mais do que realmente pode.

Além disso, saber de onde veio o dinheiro ajuda no controle de vendas. Dessa forma, você consegue identificar qual cliente ainda está devendo, qual já pagou suas dívidas e também aquele que merece um desconto por ter todos os pagamentos em dia, ajudando na fidelização dos consumidores.

 

Despesas Operacionais

 

Avalie as finanças

Dentro de uma planilha de controle financeiro empresarial existem vários gastos. Os mais comuns são compras, vendas, custos com os fornecedores, água, luz e telefone.

Já falamos um pouco sobre isso no tópico anterior, mas vale ressaltar que analisar sua planilha regularmente pode fazer muito bem para suas finanças.

Todos dados gerados irão mostrar a situação atual da empresa. Assim, você conseguirá fazer um planejamento financeiro muito bem estruturado.

Essas informações vão guiá-lo para que consiga delimitar um teto de gastos mensais, se vender determinado produto está trazendo bons resultados ou não, se seus serviços estão de acordo com as necessidades do seu público-alvo, entre outras melhorias.

Fazer essa prática irá ajudar, e muito, no próximo passo!

Tomada de decisão consciente

Os dois primeiros passos servem para que você tenha sucesso na execução do terceiro tópico: tomar as decisões da sua empresa baseado em dados concretos e seguros.

Com uma planilha de controle financeiro empresarial, você saberá se tem dinheiro suficiente para iniciar sua escolha e também para mantê-la no futuro.

Você pode investir na capacitação dos funcionários oferecendo treinamentos e cursos, ver se está na hora de trocar de fornecedores, se é viável aumentar o preço de uma mercadoria e estruturar campanhas de marketing com os recursos disponíveis.

Unir o planejamento financeiro com o estratégico é uma ótima maneira de alcançar o sucesso! Você pode alinhar os objetivos e metas empresariais com o que suas condições financeiras permitem a curto, médio e longo prazo. Caso precise de mais dinheiro para conquistar o que deseja, é possível planejar melhorias nas finanças, como estruturar melhor o fluxo de caixa, agendar pagamentos para não esquecer, etc.

A planilha de controle financeiro empresarial também pode ajudar a prever situações futuras e preparar sua empresa para passar por elas, sejam boas ou ruins. Mas como isso é possível? Um planejamento financeiro adequado pode te mostrar os riscos de um novo investimento, por exemplo, além de antecipar imprevistos e cuidar para que surpresas não impeçam a conclusão dos seus objetivos.

 

Planilha de Controle Financeiro Emrpesarial

 

Outros benefícios

Com a planilha de controle financeiro empresarial, você pode:

  • Melhorar a gestão das finanças
  • Controlar o dinheiro que entra e sai da empresa
  • Deixar de usar caderninhos e agendas para controle
  • Estruturar um plano de custo
  • Saber de onde vem o dinheiro e para onde ele vai
  • Encerrar todos os anos no azul
  • Pagar as contas em dia
  • Aumentar o faturamento
  • Diminuir gastos fixos e/ou variáveis
  • Aumentar a participação no mercado
  • Controlar empréstimos e dívidas
  • Não precisar mais de empréstimos

 

Viu como a planilha de controle financeiro empresarial é a melhor escolha para o seu negócio? Então não espere mais para ter suas contas em dia!

Baixe hoje mesmo a planilha da Refresh Sistemas.

Se ainda tiver dúvidas sobre o uso, é só deixar nos comentários.

Deixe aqui seu comentário