fbpx
Empreendedorismo

Como regularizar um veículo comprado em leilão?

Por 29 de julho de 2018 0 Comentário

Se você deseja saber como é possível regularizar um veículo comprado em leilão, para colocá-lo em dia, sem ter dores de cabeça, então você veio em busca de ajuda no lugar correto. Neste artigo, além de poder saber um pouco mais sobre o leilão de veículos, você também poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como regularizar um veículo comprado em leilão e obter diversas outras informações. Boa leitura!

Como funciona o leilão de veículos?

O leilão de veículos, assim como outros tipos de leilões, ocorre da seguinte forma: você participa e no dia do leilão, você oferece os seus lances, de acordo com os lances que vão sendo dados pelos demais participantes do leilão. Esse tipo de evento é fácil de participar e você poderá comprar o seu veículo por um preço mais acessível.

Como participar de um leilão de veículos?

A participação em um leilão é bastante simples. Para isso, se o leilão for online, basta que você entre no site da instituição que está promovendo o evento e realize a sua inscrição de participação. Caso o leilão seja presencial, você deverá ir até a instituição que está organizando o evento, e informe sobre a sua participação, para receber as informações necessárias regras sobre o leilão.

Por que os veículos vão para leilão?

São muitos os fatores que levam os veículos a serem leiloados. Um deles, é a questão de veículos financiados. Isso porque existem pessoas que realizam a contratação do financiamento, mas acabam não quitando todas as parcelas. Com isto, a instituição pega o veículo e o coloca em leilão para não sair no prejuízo e perder o dinheiro investido. Além desse, existem outros fatores que também podem levar um veículo para ser leiloado.

Comprar carro de leilão é confiável?

Comprar um veículo em um leilão uma forma muito confiável de se conseguir o veículo próprio. Isso porque, além de contar com o preço baixo, você poderá comprar sem medo, dependendo da instituição que escolher. Porém, fique sempre ligado às instituições e verifique se as mesmas são confiáveis antes de participar e comprar algum de seus veículos.

Quais são as vantagens do leilão de carro?

Comprar um carro em um leilão é uma das formas mais simples de se obter o carro próprio e a principal vantagem que leva o leilão a ser tão procurado é a possibilidade da compra de um veículo por um valor muito mais acessível.

Quais são as desvantagens do leilão de carro?

Além de focar nas vantagens, é necessário estar ligado às desvantagens de se comprar um carro em um leilão. Dentre as desvantagens, encontramos o não parcelamento. Ou seja, o mesmo só pode ser comprado à vista. Além disso, o arro não pode ser testado antes da compra.

Como saber que o carro de leilão é confiável?

É indicado que, se você deseja saber se o carro é confiável, você leve ao pátio da instituição organizadora, um mecânico especialista no assunto. Ele irá saber o que está bom e o que não é tão bom nos veículos que você gostou.

Alguns mitos sobre os veículos de leilões

Confira alguns mitos que as pessoas costumam acreditar, sobre os veículos de leilão.

Posso fazer o seguro para carro adquirido em leilão?

Em carros que já possuem um histórico com muitas irregularidades, não será possível fazer um seguro. Já se você realizar a compra de um veículo novo, é possível que você consiga sim fazer um seguro.

Todo carro em leilão tem algum defeito?

Mito! Nem todos são os carros de leilões que possuem defeitos. Alguns estão em totalmente bom estado e já outros possuem defeitos. Porém, nem todos possuem defeitos.

Confira o passo a passo para regularizar veículo de leilão

Veja alguns pontos que você deve analisar e saber como regularizar um veículo de leilão

Atenção ao estado do veículo

Verifique se o veículo leiloado está em boas condições, antes de oferecer seu lance e comprar o veículo. É importante que antes do dia do vento, você vá até o pátio onde estão os veículos que serão leiloados, e juntamente a um mecânico profissional e de sua confiança, verifiquem se os veículos são confiáveis e se estão em boas condições ou não.

Faça a inspeção veicular

Para a realização da inspeção veicular, você terá que ter alguns documentos em mãos, como a sua habilitação, o documento do veículo e alguns outros, para que você possa receber o seu CSV.

Confira a documentação

Também é importante que você confira se a documentação do veículo leiloado está toda ok. Caso você encontre irregularidades, multas, atraso de IPVA do veículo e muito mais, você terá que arcar com essas consequências, pois a instituição que realizou o leilão não oferece apoio e suporte quanto a isto. Além disso, após realizar a compra de um veículo em leilão você não poderá devolvê-lo.

Atente-se aos prazos da empresa vendedora

Você deve ficar ligado aos prazos, para que você saiba quando e como regularizar um veículo de leilão. Isso porque, o responsável por definir essa data é a empresa vendedora.

Autorização do DETRAN

Você também irá precisar ir até o DETRAN para receber a autorização. Para isso, você deverá apresentar a nota de arrematação entregue no momento da compra do veículo em até 30 dias após o seu recebimento, além da documentação solicitado pelo departamento. É possível que o seu veículo seja regularizado em até 90 dias, no mínimo.

Deixe aqui seu comentário