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Existe uma opinião equivocada que beira a maioria do público de que a comunicação e a propaganda são ferramentas focadas apenas em grandes empresas, sendo necessária apenas em imensas campanhas de comunicação com um budget milionário, mas isso está longe de ser a verdade. Na realidade, a comunicação para estas empresas é essencial.

 

Em entrevista para o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Paulo Nassar, deu uma declaração polêmica sobre o assunto. “A comunicação da pequena e média empresa precisa deixar de ser vista como ‘desperdício’ de dinheiro, coisa para uma segunda etapa do negócio, instrumento das grandes empresas”, e continuou, “o planejamento de Comunicação passa a ser, para o pequeno negócio, tão importante quanto o plano de voo é para o piloto de avião.”.

 

Nassar tem um sólido motivo para fazer essa declaração: os números não mentem. Em um estudo feito pela Deloitte sobre o impacto da propaganda na economia, foi revelado que para cada R$ 1 investido em comunicação, é gerado R$ 10,70. Isso sugere um lucro impressionante de mais de dez vezes do investimento.

 

Sozinhos os números não significam muita coisa, o planejamento é essencial.

Apesar dos números serem impressionantes, a comunicação não é um trabalho simples. É necessário muita pesquisa de mercado para conseguir criar um planejamento com estratégias de comunicação que façam sentido para cada empresa. E isso, na maioria das vezes, é um trabalho em equipe.

 

“Em um trabalho com o cliente, apoiamos para que todas as informações relevantes sobre a marca…”, nos disse Alessandro Basile, especialista em marketing e sócio-diretor da AGMKT, “a partir disso, conseguimos através de nossa metodologia ajudar o empresário a entender qual é a melhor forma de conversar com seu público para que todo o plano de comunicação esteja alinhado com a situação atual do mercado”.

 

Na hora de colocar tudo na prática, é quando profissionais como Beto Leonel, diretor de arte da Socci Comunicação, entram em ação. “O valor investido em comunicação por pequenas e médias empresas não é tão grande, por isso devemos pensar em formas criativas para gastar menos na hora de nos comunicarmos com o público-alvo, mas sem perder na frequência da comunicação. Com criatividade, a nossa mensagem vai mais longe.”

 

É aí que os benefícios para pequenos e médios negócios realmente brilham: entendendo que as necessidades de cada empresa são completamente diferentes, a criação de um planejamento transforma o trabalho de comunicação em algo realmente sob medida. E entendo que os desafios de pequenas e médias empresas são diferentes, com um bom planejamento de marketing e uma comunicação que coloque tudo em prática, consegue-se criar uma comunicação certeira que atinge o público-alvo com precisão e resolve todos os desafios de comunicação que foram definidos durante o planejamento.

 

Não é apenas sobre aumentar o lucro, mas sobre construir a presença da sua marca e deixar os seus pilares e serviços bem claros ao público, para que a marca esteja presente na vida do público mesmo quando ele ainda não precisa dos seus serviços.

 

Os maiores benefícios de uma comunicação fundamentada por um bom planejamento

Quando bem fundamentada com pesquisas e dados de qualidade, a comunicação se transforma em algo que traz diversos benefícios para pequenas e grandes empresas.

 

  1. Inovação

Sem planejamento, não existe inovação, só existe cópia. E uma comunicação copiada, sem uma base sólida para carregá-la, não muda o mercado a curto e nem longo prazo. Por isso, para criar comunicações que, além de funcionais, são memoráveis, o planejamento é essencial.

 

  1. Entender o seu público-alvo

Muitas empresas passam anos sem entender muito bem que é o seu público-alvo, desperdiçando oportunidades de comunicação e de investimento em um público que, talvez, não está interessado no serviço que a sua empresa oferece.

 

  1. Encontrar o seu tom de voz

Um dos maiores desafios de comunicação para uma marca é encontrar o tom de voz ideal para conversar com o seu público. Ele precisa ser diferente o bastante para que o público não confunda a marca com um concorrente, mas didático para que o público entenda com perfeição a sua mensagem.

 

  1. E, claro, vender os seus produtos e serviços

Aumentar as suas vendas significa encontrar o seu público-alvo, aumentar a sua base de leads de qualidade e conversar com ele da melhor forma possível.  Como pode-se perceber até aqui, este não é apenas o objetivo principal, mas também consequência de todos os serviços prestados por agências que se empenham em criar um planejamento sólido para que a sua campanha seja eficaz.

 

 

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