Quando você abre uma empresa, nos primeiros dias de funcionamento até pode parecer fácil lidar com planilhas e documentos.

Mas conforme o seu negócio vai crescendo, os processos manuais vão lhe parecer repetitivos e tomar quase todo o seu tempo.

Para a grande maioria dos empresários, esse cenário pode ser bastante desanimador e impactar na gestão e crescimento do negócio.

Por isso, cada vez mais as empresas, sejam elas pequenas ou médias, têm investido em tecnologia para tornar os processos mais dinâmicos e sustentáveis.

No entanto, por mais que pareça uma medida urgente a se tomar, esse tipo de decisão também não deve ser ao acaso.

Ou ainda apenas resolver um problema aqui ou ali sem foco e planejamento.

Algumas empresas, por exemplo, podem precisar de um software para gerenciar melhor as vendas, outras para automatizar o marketing ou a rotina organizacional.

Enfim, é preciso analisar quais os problemas que você pretende resolver ao adotar determinadas tecnologias.

Então investir em tecnologia está em uma das suas prioridades? Saiba que essas ferramentas devem ser vistas acima de tudo como um meio para alcançar um fim.

Ou seja, quando seus objetivos são claros e alinhados, é mais fácil utilizar a tecnologia de forma estratégica.

Portanto, sua empresa pode por meio das ferramentas certas pode alavancar relação com os clientes, aumentar a eficiência para desenvolver estratégias e novos projetos.

Benefícios de investir em tecnologia:

1 – Competitividade

2 – Fidelização

3 – Inovação

4- Lucratividade

5 – Qualidade

6 – Produtividade

Dito isso, listamos quatro tecnologias que podem ser úteis para a sua empresa.

1 – Software de gestão empresarial

Em função da concorrência dos negócios, os colaboradores precisam ser mais rápidos para atingir metas, mudar e se adaptar a novos cenários.

Mas geralmente o trabalho manual dificulta a interação entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Em vista disso, softwares de gestão empresarial podem trazer mais clareza e dinamismo para estes processos.

À medida que a eficiência da equipe melhora também se aprimora a execução e gerenciamento das tarefas.

Por conseguinte, a tomada de decisões é mais consistente e mais rápida. Por isso, é quase impossível que uma empresa sobreviva sem um software de gestão empresarial.

Esta ferramenta geralmente transforma de forma significativa o modelo operacional da empresa em suas várias dimensões.

2 –  Automação de contratos

A automatização de contratos simplifica o processo ao mesmo tempo em que permite que uma maior visibilidade e análise das informações.

Quando se automatiza contratos é possível fazer ajustes e medir o desempenho para melhorar os processos em geral.

Também é possível analisar a receita que está sendo produzida por cada contrato. Ou ainda se um contrato foi útil para sua empresa.

Além disso, é possível analisar quais termos contratuais não estão sendo atendidos pela outra parte e quais contratos podem ser úteis para renovação.

Entre as vantagens da automação de contratos também estão o armazenamento em nuvem e proteção por criptografia.

Em síntese, a automação diminui o risco de erros no esboço do contrato, padroniza o conteúdo e torna mais eficaz a aplicação do contrato e as negociações se tornam mais simples.

 

3 – CRM – Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente

Muitas empresas não possuem um sistema organizado para gerenciar seus relacionamentos com os clientes.

Neste contexto adotar uma ferramenta como o Customer Relationship Management – CRM se torna fundamental para esse tipo de gerenciamento.

O CRM tem como principal objetivo a estruturação de todas as interações e relacionamentos com os clientes.

Ou seja, esse sistema ajuda a organizar e rastrear todas as informações relevantes, como  reuniões, propostas, conversões de vendas, entre outras diretrizes dos negócios.

Um sistema de CRM apontará por meio de dados relevantes como o relacionamento com os clientes está afetando os seus negócios.

4 – Serviços em nuvem

Muitos empreendedores têm optado por sistemas integrados na nuvem, o conhecido Cloud Computing.

Com serviços em nuvens, as pequenas e médias empresas podem se beneficiar de inúmeros recursos, como compartilhar informações de qualquer lugar, sem precisar investir em sua própria infraestrutura de TI

Sob esta perspectiva, talvez o benefício de computação em nuvem mais significativo seja em termos de economia de custos de TI.

Visto que com a computação em nuvem, é possível economizar custos substanciais de capital com armazenamento e aplicativos do servidor.

Geralmente paga-se pelo que é usado e as taxas para obtenção do serviço em nuvem são acessíveis até mesmo para as pequenas empresas.

Sobretudo, sabemos que é importante que os proprietários de pequenas empresas possam administrar seus negócios em qualquer lugar para manterem-se competitivos.

E, hoje, graças à tecnologia disponível, a administração dos pequenos negócios pode ser tão eficiente e eficaz como de uma grande companhia.

Por isso, os empreendedores que não planejam investir em tecnologia devem reconsiderar. Essa é uma decisão que não trará mudanças significativas apenas no modo como você opera a sua empresa, mas vai refletir no crescimento de seus negócios em longo prazo.

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